A outra fronte de batalha de Calvino era contra o ensino da Reforma
radical, conhecida como a "ala esquerdista" da Reforma. Havia
diversos grupos dentro desta ala do movimento reformista. Havia, em
primeiro lugar, como os Anabatistas, os "Fanáticos34", os "Espiritualistas"
e os Antitrinitarianos, que "embora diferentes em seus propósitos
e em suas doutrinas, tinham em comum o desejo de ver uma
Reforma muito mais radical do que a propagada por Lutero e Zwinglio."
A polêmica de Calvino contra os Anabatistas concentrou-se em
questões como batismo infantil, predestinação, governo de Igreja,
relação entre Igreja e Estado, e interpretação das Escrituras.
Os "Entusiastas" enfatizavam o ministério didático do Espírito,
um ponto que havia sido resgatado pelos Reformadores; porém, estavam
indo além deles, reivindicando serem ensinados diretamente
pelo Espírito através de novas revelações, por meio de uma luz interior.
Afirmavam que o Espírito não podia ficar restrito a palavras escritas,
pois isto diminuiria sua soberania. Testar as manifestações espirituais
seria desonrar o Espírito. Chegavam a ridicularizar os que se
apegavam às Escrituras, pois a consideravam como uma forma inferior
e temporária de revelação, e criticavam Calvino e os demais reformadores
por se apegarem à letra que mata.
Os "Entusiastas," portanto, eram uma reação à escravidão das
Escrituras por parte da Igreja que havia vigorado até a Reforma, mas
uma reação que estava indo longe demais. Calvino, naturalmente,
simpatizava-se com os "Entusiastas" em vários pontos. Para ambos,
as Escrituras, como Palavra de Deus, não estavam cativas à interpretação
da Igreja, mas deveriam ser livremente examinadas por todos.
Calvino, porém, questionava seriamente a separação entre o Espírito
e a Palavra, e considerava qualquer tendência neste sentido como
"demência". Ele também duvidava que "novas revelações" fossem
uma obra do Espírito Santo, e chegava mesmo a suspeitar que os que
reinvidicavam receber revelações novas, que excediam as Escrituras,
estavam sendo guiados por outro espírito, que não o de Deus. Calvino
cria na realidade e na atuação de espíritos mentirosos, e que Satanás
estava continuamente iludindo as pessoas, procurando afastálas
da verdade, transfigurando-se em "anjo de luz" (2 Co 11.3,14).
Para ele, "novas revelações", na verdade, eram invenções de espíritos
mentirosos, não provinham do Espírito Santo, sendo o cumprimento
de passagens como 1 Tm 4.1-2.(19)
O Ensino de Calvino sobre o Espírito e a Palavra
Calvino não se limitou a criticar os exageros dos "Entusiastas."
Ele apresentou, de forma positiva e construtiva, o ensino bíblico sobre
a direção divina para a Igreja vivendo após os tempos apostólicos.
No livro I das suas Institutas, onde trata de "O Conhecimento de
Deus como Criador", Calvino dá o seguinte título ao capítulo 9: Os
fanáticos, abandonando as Escrituras e bandeando-se para revelação,
derrubam todos os princípios da piedade. Nesse capítulo, o reformador
aborda o ensino dos "Fanáticos", como eram conhecidos na época,
a partir da inseparável relação entre o Espírito e a Palavra.
O Espírito Fala pelas Escrituras
O ponto central de Calvino era que o Espírito fala pelas Escrituras.
Não que o Espírito estivesse restrito à Pregação da Palavra e aos
sacramentos, mas sim que Ele não pode ser dissociado de ambos. O
Espírito havia sido dado à Igreja, não para trazer novas revelações,
mas para nos instruir nas palavras de Cristo e dos profetas35.
Contra o desprezo pelas Escrituras da parte de muitos "Entusiastas,"
Calvino citava o exemplo do apóstolo Paulo, que mesmo tendo
sido arrebatado ao terceiro céu, onde recebeu revelações extraordinárias
(2 Co 12.2), ainda assim jamais desprezou as Escrituras, como
se fossem uma forma inferior de revelação, mas as reconheceu como
suficientes e eficazes, pela graça do Espírito, para edificar a Igreja em
todas as coisas concernentes ao reino de Deus (2 Tm 3.15-17; cf. 1
Tm 4.13).
O Espírito é reconhecido pela sua harmonia com as Escrituras
Outro ponto importante destacado por Calvino nas Institutas
era que a atuação do Espírito Santo poderia ser reconhecida pela sua
harmonia com as Escrituras, as quais haviam sido inspiradas pelo
próprio Espírito36.
A Soberania do Espírito
Um último ponto ao qual desejo me referir é a insistência de
Calvino sobre a soberania do Espírito Santo nesta relação íntima com
a Palavra de Deus. Para ele, a Palavra é o instrumento pelo qual Deus
dispensa a iluminação do Espírito aos crentes. Assim, Cristo fala hoje
através do ministro do Evangelho, quando o mesmo expõe fielmente
a Palavra37.
Assim, a eloqüência, a habilidade, a erudição e o fervor do pregador
de nada adiantam, se a graça e o poder do Espírito não estiverem
presentes. E assim ocorre porque, o mérito sempre deve ser de
Cristo, e não dos pregadores.
Nota 1
Foi contra os excessos dos "Entusiastas" ou "Fanáticos" (como eram conhecidos)
na área de novas revelações contemporâneas do Espírito, que Calvino se concentrou em alguns de seus escritos. Ele escreveu um tratado em 1545 entitulado Contre la secte phantastique et furieuse des Libertines qui se nomment spirituelz(Contra a seita fantástica e furiosa dos Libertinos, que se chamam de Espirituais), que ainda não foi traduzido para o português.
Nota 2
De acordo com Calvino, o Espírito sela nossas mentes quando ouvimos e recebemos com fé a palavra da verdade, o Evangelho da salvação (Ef 1.13). Ele limitase a guiar os crentes e a iluminar seus entendimentos naquilo que ouviu e recebeu do Pai e do Filho, e não de Si mesmo (Jo 16.13). Como o ensino divino se encontra nas Escrituras, a obra do Espírito consiste em iluminá-las, fazendo com que esse ensino seja entendido pelos fiéis.
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