O Modo do Batismo-Rev. Ronald Hanko



Rev. Ronald Hanko



Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1

Ao falar do modo do batismo, não desejamos antagonizar ninguém ou promover divisão dentro da igreja de Cristo. É nosso profundo desejo ver unidade nessas questões, especialmente com aqueles que de outra forma concordam conosco.

Contudo, freqüentemente ouvimos que não há base bíblica para aspergir infantes e que tal prática é simplesmente uma influência do Catolicismo Romano. De fato, há vários livros anti-Calvinistas no mercado que simplesmente assumem que se uma igreja batiza infantes, ela deve estar errada em outras questões também.

Até onde diz respeito o modo do batismo, não somente cremos que há uma base bíblica e sólida para a prática da aspersão, mas também que esse é o único modo de batismo reconhecido pela Escritura. Olhemos para a questão mais detidamente.

Quanto à acusação que a aspersão é simplesmente uma influência do Romanismo, apontaríamos que isso não é argumento de forma alguma. Se tudo o que Roma ensina deve ser descartado no Protestantismo, até mesmo a doutrina da Trindade deve ser abandonada! Além do mais, a liturgia Romana para o batismo das crianças diz em suas instruções para as pessoas que estão realizando o batismo, "Ele imerge a criança ou derrama água sobre a sua cabeça." Roma também pratica a imersão! Portanto, o assim chamado argumento sobre o Romanismo pode ser descartado.

Quanto ao fundamento bíblico para aspersão ou infusão,2 a evidência, parece-me, é inequívoca. Apontaremos os seguintes fatos:

Todos os batismos cerimoniais do Antigo Testamento foram realizados por aspersão ou infusão. Que esses foram batismos reais é claro a partir de Hebreus 9:10, onde a palavra grega do NT baptismosé usada, mas traduzida nas versões ACF, ARA e ARC como "abluções" (veja também vv. 13, 19, 21).

O batismo do Espírito Santo, simbolizado pelo batismo com água, é sempre descrito na Escritura em termos de aspersão ou infusão (Is. 44:3; Ez. 36:25; Joel 2:28, 29; Ml. 3:10; Atos 2:17, 18; Atos 10:44-45).

Da mesma forma, a aplicação do sangue de Cristo em nós, simbolizada pela água do batismo, é sempre descrita na Escritura como sendo aspergida (Is. 52:15; Hb. 10:22; Hb. 12:24; 1Pe. 1:2).

Os grandes batismos tipológicos do Antigo Testamento, chamados de batismos no Novo Testamento (1Co. 10:2; 1Pe. 3:20-21), não foram por imersão. De fato, os únicos que foram imersosnesses batismos tipológicos foram Faraó e o seu exército, e o mundo ímpio dos dias de Noé. Assim, também, o ímpio será imerso no lago de fogo. A imersão é uma figura, cremos, de julgamento, e não de salvação.


Rev. Ronald Hanko


Fonte: Doctrine according to Godliness, Ronald Hanko, Reformed Free Publishing Association, p. 262-263.

Comentários

  1. Respostas
    1. Graça e paz nos sejam acrescentadas em Cristo
      Obrigada por ler e comentar :)
      E perguntando "ONDE EU ASSINO" já assinou !! (rs)

      Ruth Rossini

      Excluir
  2. 907 baptizw baptizo

    de um derivado de 911; TDNT-1:529,92; v

    1) mergulhar repetidamente, imergir, submergir (de embarcações afundadas)
    2) limpar megulhando ou submergindo, lavar, tornar limpo com água, lavar-se, tomar banho
    3) submergir

    Não confundir com 911, bapto. O exemplo mais claro que mostra o sentido de baptizo é um texto do poeta e médico grego Nicander, que viveu aproximadamente em 200 A.C. É uma receita para fazer picles. É de grande ajuda porque nela o autor usa as duas palavras. Nicander diz que para preparar picles, o vegetal deveria ser primeiro ‘mergulhado’ ( bapto) em água fervente e então ‘batizado’ (baptizo) na solução de vinagre. Ambos os verbos descrevem a imersão dos vegetais em uma solução. Mas o primeiro descreve uma ação temporária. O segundo, o ato de batizar o vegetal, produz uma mudança permanente. Quando usada no Novo Testamento, esta palavra refere-se com maior freqüência \ a nossa união e identificação com Cristo que ao nosso batismo com água. P.e. #Mc 16.16. ‘Quem crer e for batizado será salvo’. Cristo está dizendo que o mero consentimento intelectual não é o bastante. Deve haver uma união com ele, uma mudança real, como a do vegetal em relação ao pickle! ( Bible Study Magazine, James Montgomery Boice, Maio 1989).

    ResponderExcluir
  3. também devemos atentar para a ordem de Jesus, o Cristo: "quem crer e for batizado será salvo; quem porém não crer será ( ou já está ) condenado. criança de colo não crê, pois ainda não o compreende.

    ResponderExcluir
  4. ENTAO SE VEIO SOBRE ELES O ESPIRITO QUE PAPO E ESTE DE MERGULHAR , SE BATIZAR NAO IMPORTA AGORA A RAIS OU A ARVORE DA PALAVRA, SOBRE ISTO POSSO DIZER , SIGNIFICA MERGULHAR PARA A MAIORIA DAS DENOMINAÇOES . E PORQUE QUE NAO FOI ELE,
    A PESSOA BATIZADA SOBRE O ESPIRITO PARA SER MERGULHADO . TEM MUITA FALACIA DE SECULOS QUE NAO FORAM CORRIGIDOS NO EVANGELICISMO BRASILEIRO .
    ESTA ESCRITO , 5 Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.

    6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.

    VIRAM QUE VEIO SOBRE NO BATISMO ELES NAO FORAM MERGULHADOS NO ESPIRITO ,

    E AGORA QUANTO A COMPARAÇAO DA FORMA VEJAM ,

    20 os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água,

    21 que também agora, por uma verdadeira figura-o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo,

    22 que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades.

    AQUI ESTA A FORMA DO BATISMO , UM TESTEMUNHO CONCIENTE , E A MALDIÇAO ESTA EM BAIXO OU SEJA SE VOÇE ESTIVER NESTA CONDIÇAO SE ASEMELHA EM FORMA AOS MALDITOS , A AGUA CAI SOBRE ELES 40 DIAS E QUARENTA NOITES , AGUA DERRAMADA . ELE COMPARA O DILUVIO COMO UMA FIGURA DO BATISMO , NEM EXISTIA ABRAAO NEM MOISES NEM LEI .

    ResponderExcluir
  5. 17 Para o imundo, pois, tomarão da cinza da queima da oferta pelo pecado, e sobre ela deitarão água viva num vaso;

    a forma do batismo esta na lei nao era novo para ninguem so tinha que ter autoridade , leiam abaixo .

    Evandro Pereira AGUA VIVA NAO PODE SER DE POÇO PARADO , A AGUA DA SEPARAÇAO ERA PURIFICAÇAO PELO PECADO , E PODERIA SER TAMBEM DE AGUA CORRENTE , RIO OU RIACHO DE AGUAS LINPAS , ENTENDEM PORQUE JOAO BATIZAVA NO JORDAO , E OS VAZOS QUE TINHAM NAS CASAS SERVIAM PARA BATIZAR POIS OS JUDEUS ENCHIAM COM AGUAS VIVAS DE POÇO QUE JORRA AGUA SEMPRE , RENOVADAS NAO PARADAS , VEJAM NO CASAMENTO EM QUE JESUS TRANSFORMOU AGUA EM VINHO , ESTA ESCRITO QUE HAVIAM ALI TALHAS QUE OS JUDEUS ENCHIAM PARA AS PURIFICAÇOES SE FOSE PARA BATIZAR ALGUEM PODERIAM PEGAR AGUAS LIMPAS , E O EUNUCO , COM FELIPE VOÇES NAO ACHAM QUE ELE TINHA ESTOQUE DE AGUA PARA A VIAGEM , FELIPE PODERIA USAR ESTE ESTOQUE MAS NAO PODERIA SER DALI POIS ERA AGUA JA PARADA , OU NAO SE TERIA CERTEZA QUE ERAM DE FONTE DE AGUAS VIVAS . TINHAM QUE SER AGUAS CORRENTES OU DE POÇO VIVO

    porque jesus foi batizado , embora ele nao tivesse pecado todavia o batismo era pelo pecado ou purificaçao , como judeu elenao veio para dar exemplo ele era o exemplo a ser seguido , masdisse que tinha que cumprir toda a justiça que vinha da lei entao o ato de purificaçao estava la senao a pessoa era extirpada tirada do meio do povo de Israel , aqui nao tem mergulhar baptizo nada disto , nem apostolo so joao , na lei das aguas da separaçao , que e onde esta o processo onde se torna necessario ser batizado . uma das situaçoes forçariam ou forçaram jesus a se batizar , nao sei agora se em algun versiculo ele tocou em um defunto , mas se voçe entrasse no tumulo de um morto , so entrar voçe ja teria que se purificar , e jesus entrou no tumulo de lazaro , poe ter certeza que depois de entrar com ele aquelas pessoas todas foram se purificar . se foram batizadas por joao ja valia pois ele era da linhagem do sumo sacerdote , filho de zacarias , por isto perguntaram a jesus om que autoridade ele batizava . pois ele nao era da tribo de levi . mas ele batizava pelo de melquisedeque . porque esta escrito , tres sao os que dao testemunho na terra , o espirito , a agua , e o sangue ; e estes tres concordam , em que eles concordam , sao derramados .

    Entao a muita falacia no meio evangelico brasileiro , e vem com uma consideraçao que e tao pobre que parecem retardados , a mas o enhor nao foi ate um rio para ser batizado , foi sim , porque onde teria um sacerdote para batizar ele , esta escrito que joao e a voz do que clama no dezerto , se saisse de la isaias estaria errado , e ali haviam aguas vivas como dis a lei para batizar uma pessoa , a situaçao dele e esta porque assim era necessario . depois disto teve hente batizado em todo canto pois no secerdocio de jesus , nos somos todos sacerdotes , ai podemos derramar agua onde estivermos . nao tem mais que ir onde a um sumo sacerdote ou alguem da linhagem com autoridade . ele nos fez principes , reis e sacerdotes . se quiserem saber mais , me chamem tenho o maor prazer de mostrar a cegieira da letra em que muitos estao hoje , ja nao se medita mais na palavra . estou no face com o nome Evandro Pereira de terno bege

    ResponderExcluir

Postar um comentário