UMA IGREJA ACOLHEDORA DE PESSOAS (TOMARA...)



“… acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus”. Rm 15:7

O individualismo é uma característica dos nossos dias: cada pessoa voltada para si mesma. A consequência disso são pessoas solitárias e infelizes. Deus nos criou para termos comunhão uns com os outros: “Não é bom que o homem esteja só.” Gn 2:18 A Bíblia estabelece princípios para o viver do cristão e ressalta a importância do amor fraterno. O Espírito Santo, por intermédio do apóstolo Paulo, usa o exemplo de Cristo para ensinar-nos sobre o dever de aceitar uns aos outros, com unidade, para alcançar a meta de glorificar a Deus (Rm 15).

Em todo lugar onde há o mover de Deus, pode-se experimentar uma atmosfera acolhedora. Sempre que se reunirem mais de duas pessoas, é preciso haver comunhão, relacionamento e acolhimento, senão ocorrerá uma grande monotonia nesse encontro.

A maneira como eu me relaciono com o outro constitui um importante elemento do meu próprio bem-estar e da expressão do compromisso com o Corpo de Cristo, que é a igreja.

A igreja de Cristo, portanto, deve preocupar-se com o bem-estar dos irmãos, tanto no aspecto espiritual, quanto físico, social e emocional, ou seja, na sua integralidade. Isso nos aproxima e estabelece um ambiente familiar, onde nos animamos e aprendemos que, apesar das diferenças, somos todos semelhantes, vivendo as mesmas lutas e desafios, independentemente da história, origem, condição social ou endereço de cada um.

A Visão da Igreja Presbiteriana do Cariru é ser uma igreja acolhedora de pessoas. Aqui temos os mais diversos tipos de pessoas (raça, nível social, escolaridade, etc.). Apesar dessa diversidade, temos nos esforçado para buscar a unidade em Cristo e glorificá-Lo, a fim de superar as diferentes expectativas, preferências e personalidades, naturais do ser humano, já que Deus, o Criador, nos criou individualmente.

Sendo assim, todos possuem iguais oportunidades para ter comunhão, servir e crescer espiritualmente. O importante é saber que o que nos une é maior do que as nossas diferenças de pensamento e atitudes. Somos lavados pelo mesmo sangue, seguimos o mesmo Senhor, temos a mesma missão e procuramos expressar com nossas vidas os propósitos de Deus: adoração, comunhão, discipulado, serviço e missão. Assim, toda vez que nos reunirmos, mesmo que isso ocorra em intervalos semanais, experimentaremos uma proximidade, interesse e alegria. Somos uma igreja que se importa com o outro.

Somos uma igreja viva, acolhedora e amorosa que procura fortalecer as amizades, a convivência e a fé em Cristo Jesus.

A liderança da Igreja Presbiteriana do Cariru tem pensado estratégias para que cada pessoa seja acolhida e, consequentemente, se torne um acolhedor. Dentre essas estratégias, se destaca a oportunidade que a pessoa tem de participar de uma célula, de ser ministrada em uma classe da Escola Bíblica com temas variados, além da possibilidade de envolver-se em um ministério, onde ela pode desenvolver os seus dons espirituais e seus talentos.

Paulo exorta os cristãos a acolherem uns aos outros como também Cristo a todos acolheu, com o propósito de manifestar a glória de Deus. Deus é glorificado quando há unidade e amor entre seus filhos (Rm 10:12; Gl 3:28; I Co 12:13; Cl 3:11).

Cabe-nos, pois, o privilégio e compromisso de sermos cooperadores com Deus e manifestar, a cada oportunidade, igual cordialidade uns para com os outros.

Assim sendo, que Deus nos abençoe e nos faça acolhedores em nome de Jesus!


Pr. Márcio Alves Oliveira
Congregação Ebenézer
(Adaptado do Boletim da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, escrito pelo Presb. Renato Laranjo.)

Comentários