REAVIVAMENTO DA RUA AZUSA E PENTECOSTALISMO ( 1)

fuja-do-pentecostalismo-parte-12 

REAVIVAMENTO DA RUA AZUSA E PENTECOSTALISMO (PARTE 1)

INTRODUÇÃO


Embora o movimento Pentecostal seja de origem bem recente, a heresia que o movimento promove tem precedentes antigos. Salomão usa como tema em Eclesiastes o provérbio: “Nada há de novo debaixo do sol” (Ec. 1:9). Essa verdade também se aplica ao Pentecostalismo.

Na igreja primitiva surgiu o erro do Montanismo, que, embora não seja semelhante ao erro de hoje em todos os aspectos, foi todavia um predecessor do Pentecostalismo. Os montanistas foram seguidos por seitas místicas de todos os tipos que apareceram por toda a Idade Média, quando a igreja foi escravizada pelo Catolicismo Romano. Mesmos os Reformadores não ficaram livres do erro irritante dos Anabatistas, que, em sua teologia, se assemelhavam aos Pentecostais de muitas formas.

Todavia, nenhuma dessas várias seitas era totalmente parecida com o Pentecostalismo moderno. Talvez uma das principais características distinguidoras do Pentecostalismo de hoje é sua natureza ecumênica. Quase sempre, quer tolerados na igreja (como foram as seitas místicas da Idade Média) ou declarados como sendo sectários e heréticos (como era verdade dos montanistas e anabatistas), esses grupos estavam separados da igreja. Hoje o movimento é mais como um espírito amorfo que entrou na religião de muitas pessoas. O movimento não está organizado em corpos eclesiásticos, mas se infiltrou em quase toda denominação. E é para a vergonha dessas denominações, algumas das quais alegam ser Reformadas, que elas abrigam em seu meio e dão aprovação tácita, se não oficial, a um erro mortal.

O Pentecostalismo é uma ameaça grave à igreja e será a morte dela, a menos que seja erradicado.

A HISTÓRIA DO PENTECOSTALISMO

Após a Guerra Civil (1861-1865) as igrejas na América emergiram dessa luta gigantesca numa forma muito diferente daquela dos dias da “religião de fronteira”. A diferença era principalmente em mais controle rganizacional e eclesiástico da vida da igreja, mais religião formal e orientação intelectual. Antes da Guerra Civil, a religião de fronteira era livre de quaisquer restrições organizacionais, era mais emotiva do que intelectual, e não tinha nenhum credo básico definido. Após a guerra, isso mudou. E foi em resposta ao que muitos chamam de morte e frieza dessas igrejas pós-guerra que o “Movimento de Santidade” surgiu, que colocava sua ênfase na experiência interior da religião, santificação e proximidade de Deus.

No começo dos anos 1900, Charles Fox Parham, um professor do Bethel Bible College em Topeka, Kansas, tornou-se crescentemente insatisfeito com a frieza e formalidade das igrejas da região. Ponderando sobre o assunto, Parham chegou à conclusão que o problema residia no fato que as igrejas tinham se afastado da simplicidade e fervor religioso da igreja primitiva em Jerusalém. Conseqüentemente, ele começou a ensinar pessoas e ministros a orarem por um retorno do Espírito e uma renovação da bênção Pentecostal.

Uma mulher por nome Agnes N. Ozman, estudante de Parham, alegou que em 1 de Janeiro de 1901 recebeu o batismo do Espírito Santo e começou a falar em línguas.

Parham e seus discípulos, encorajados por essa resposta evidente às suas orações, começaram, em 1905, a pregar a nova descoberta deles por todo o sudoeste dos Estados Unidos. Eles logo conquistaram uma grande multidão e começaram a formar grupos de pessoas com idéias afins para orar por renovação divina. No centro do distrito industrial de Los Angeles, Califórnia, havia uma pequena igreja de tábuas na qual os metodistas uma vez fizeram os seus cultos. Estava localizada na Rua Azusa 312, e chamava-se Missão Evangélica da Fé Apostólica (Apostolic Faith Gospel Mission). Era liderada por um negro (que tinha só um olho) por nome William Seymour. Ele era um antigo pregador do Movimento de Santidade, que tinha sido influenciado por Parham. Numa reunião pública em 1906, o Pentecostalismo como uma religião nacional e mesmo internacional começou. O grupo que adorava na Rua Azusa experimentou um derramamento do Espírito que foi uma repetição, assim foi alegado, de Pentecoste. As pessoas sobre quem o Espírito veio começaram a falar em línguas.

A igreja ministrava a toda classe e raça de pessoas, e logo se tornou uma Meca para pessoas de todo o país. Essas pessoas, participando do derramamento especial do Espírito na casa de reunião da Rua Azusa, foram para as suas casas espalhando a palavra de que outro Pentecoste tinha finalmente chegado. O movimento espalhou-se rapidamente, e cresceu em grandes passos. Era o princípio do Pentecostalismo.

SEU CARÁTER

O Pentecostalismo não é uma denominação, nem um grupo organizado de igrejas com uma confissão e administração comum. Ele sempre foi e ainda é um movimento.
Isso não significa que não existam igrejas que se tornaram totalmente pentecostais em sua doutrina e vida eclesiástica. As denominações mais conhecidas são as seguintes: a Igreja de Deus, com sua ênfase sobre a santidade, e que é provavelmente a única igreja ue pratica a lavagem de pés; as Assembléias de Deus; a Igreja de Deus em Cristo; a Igreja Pentecostal da Santidade; a Igreja Pentecostal de Deus na América; a Igreja Pentecostal Unida; e a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular, da qual Aimee Semple McPherson foi a fundadora.

Mas o Pentecostalismo lembra mais um movimento com algumas características comuns, embora na prática grandes diferenças existam entre grupos diferentes. Em outras palavras, ele é um movimento que se infiltrou em muitas denominações, e embora essas denominações difiram radicalmente entre si na doutrina, história, adoração e governo de igreja, elas são, quase sem exceção, abertas à presença do Pentecostalismo em seu meio. De Católicos Romanos a denominações Reformadas e Presbiterianas, as igrejas da Reforma têm visto esse movimento favoravelmente.

Parece que a força mais poderosa levando ao ecumenismo e a união de todas as igrejas numa única super-igreja é o movimento pentecostal.

O movimento é conhecido por diferentes nomes. Alguns dos mais conhecidos são: Movimento da Rua Azusa; o Movimento Carismático (tomado do fato que os dons do Espírito mencionados por Paulo em 1 Coríntios 12 são chamados de charismata); o Movimento da Segunda Bênção; e o Batismo do Movimento do Espírito.

O Pentecostalismo é extremamente apelativo aos membros de igreja de hoje. Seu apelo é também o seu engano. Quando a igreja como é manifesta no mundo perde o poder da pregação viva da Palavra, ela incorre numa dívida que tem de ser paga de alguma forma. A dívida é incorrida pela perda de uma fé viva nos membros e pelos cultos de adoração que são formais, frios, sem vida e insatisfatórios. Existe um vácuo criado na vida das pessoas, o qual quase tudo que é apelativo pode preencher como um vento poderoso. O vácuo deixado pela pregação tediosa e sem vida foi preenchido pelos tempestuosos ventos do Movimento Pentecostal. A dívida foi paga pelos carismáticos.

Coloque nisso a realidade da vida na América do século vinte, na qual as pessoas começaram a enfatizar mais e mais a necessidade de sentir-se bem. Sob a liderança de pregadores poderosos que falavam sobre auto-imagem positiva, sentir-se bem consigo mesmo, o poder do pensamento positivo, etc., um “evangelho sinta-se bem” era mais e mais atrativo para pessoas que achavam muito difícil pensar um pouco e que eram muito preguiçosas intelectualmente para dominar até mesmo os rudimentos da fé cristã.

Comentários

  1. Estava em uma pesquisa sobre o movimento da rua Azuza (do que este realmente trata) e encontrei seu blog.
    Parabéns pelo "artigo".Deus abençoe.
    Att
    Thierry Leninker (thierrysouza2007@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Para mim o movimento pentecostal foi o mais importante na história da igrja cristã,A ÚNICA DEMOSTRAÇÃO DE PODER DE DEUS E MANIFESTA;CÃO DO ESPÍRITO SANTO,É O PENTECOSTES QUE SALVA PESSOAS E ANUNCIA E PREGA AVERDADEIRA VONTADE DE DEUS E AVOLTA DE JESUS.
    O QUE É BATISMO DO ESPÍRITO SANTO PRA VCS EIN?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha concepção e o recebimento do Espirito Santo . Analisando a Bíblia nos sequintes pontos : Vamos ver onde começou isso tudo .
      1° - Vamos analisar as promessas do Espirito Santo .
      Em Isaias 32:14-15, Is 44:1-4 , Is 61:1, Ezequiel 39:29, Joel 2:28-32 esses são so alguns textos, que fala que viria o messias e ele tinha o Espirito sem medidas e ele derramaria o Espirito sobre todos .

      2° - A Promessa feita por João Batista . Mateus 3:1-12
      João Batista falou o seguinte: no vs 2 ele diz e chegado o reino dos céus ele se referia ao tempo do Espirito, no vs 3 ele diz que ele e o cumprimento de Isaias que diz voz que clama no deserto (promessa de Isaias e Joel).... .tbm disse no vs11 e que ele batiza com aguá mais vinha um que batizava com o Espirito Santo e com fogo (note que essa e a primeira vez que aparece a palavra batismo com o Espirito Santo), no vs 12 ele explica que batismo com o Espirito era Salvação e Batismo com fogo era condenação, essa foi a primeira vez que se ouve falar no novo testamento, ( João esta ligado a promessa da vinda do messias no vs 3 .) Em João 1:29-33 João descobre q é Jesus o Messias e Ele o messias quem batizava com o Espirito Santo.

      3° - Promessa feita por Nosso senhor Jesus .Em Lucas 24:44-49 no vs 49 que promessa e essa ? A promessa de Joel e de Isaias. Em Atos 1 :1-8 Jesus orienta os discípulos a ficarem e esperar a promessa feita pelo pai em Isaias em Joel 2:28-32 , Jesus no Cap 1:5 de Atos fala de João Batista e joão batista tinha falo de Isaias lembras ? (entenda q tudo esta ligado) começou no AT e depois no novo com João Batista e depois confirmando com Jesus .

      4° - Em Atos 2 Lucas relata o cumprimento dessas promessas , no vs 16 Pedro fala da profecia de Joel se cumprindo, então esse e o batismo com o Espirito Santo , o recebimento do Espirito Santo sem medidas . se alguém quiser um estudo mais avançado me mandem um email (walbertomarques2013@outlook.com) conversaremos esclareceremos algumas duvidas. Que Deus Abençoe grandemente a todos, e que ele possa abrir mais e mais o entendimento de todos nós para o que e de fato a doutrina Dele, amém .

      Excluir
  3. Prezada,

    Qual verdade bíblica você mostra? Não vejo em momento algum em seu artigo algo que justifique de forma concisa e bíblica estas suas palavras irracionais e cegas pelos seus próprios conhecimentos, Você afirmar ser uma pessoa que tem buscado estudar as sagradas escrituras, mas onde Elas estão em seu artigo? Vejo apenas suas palavras e nada mais que isso, diz a bíblia que Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.(Provérbios 16:25) Saiba que o que você pensa a respeito dos assuntos, não faz com que isto se torne uma verdade bíblica, o servo de Deus deve buscar se justificar segundo a palavra de Deus (Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 1 Pedro 3:15). Querida você deturpa o conceito pentecostal, agride uma historia que foi escrito por Deus, suas palavras são ofensivas e sem nenhuma base doutrinaria, fico triste ao ver que pessoas como você que tem acesso a um meio de comunicação tão abrangente quanto a Net acabam usando esta ferramenta contra as verdades bíblicas e contra a sã doutrina, não lhe peço mais que isso: Pregue a verdade Bíblica! Eu faço parte de uma destas igrejas pentecostais a qual você tanto agride em suas palavras, e lhe digo que na Igreja onde congrego está escrito na parede e em letras garrafais o seguinte: Tem cuidado de ti mesmo e da DOUTRINA, 1 Timóteo 4:16. E é isto que o servo de Deus deve fazer ter cuidado em cumprir os ensinamentos bíblicos, porque o amar a Deus se concretiza no obedecer (Se me amais, guardai os meus mandamentos. João 14:15). O movimento Pentecostal tem este nome pelo evento relatado em Atos dos Apóstolos capitulo 2, onde as Igrejas assim chamadas são aquelas que pregam e crêem nos dons dados por Deus para edificação e capacitação da Igreja , doutrina esta totalmente embasado nas sagradas escrituras como vemos:
    Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
    E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
    E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
    Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
    Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
    E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
    E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
    Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
    (1 Coríntios 12:4-11)
    Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
    O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. (1 Coríntios 14:3-5)
    E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. (Joel 2:28)

    ...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Vi um comentário seu em outro blog em um post que tinha conteúdo com teor parecido este seu, nele você fala que participou de igrejas Pentecostais e Neo, mas Querida devo alertá-la que suas experiências não são verdades absolutas, visto que a única verdade absoluta é a de Deus,e se vemos biblicamente que a doutrina Pentecostal é coerente, eu lhe perguntou: Estaria você correta e Deus errado? Ou seriam as suas palavras autenticas e as do Apostolo Paulo em Coríntios 12 equivocadas? São suas verdades maiores que as verdades bíblicas?
    Outro erro “singelo” que comete é inserir em um mesmo patamar as Igrejas Pentecostais e as Neopentecostais, esta ultima é um visão deturpada da doutrina bíblica, são igrejas que incluem na liturgia de seus cultos elementos pagãos e heresias, fazendo uma mistura de Igreja e Mundo que termina em um veneno para alma, no entanto, as Igrejas Pentecostais seguem o caminho oposto e ensinam a sã doutrina e aceitam em seus cultos apenas aquilo que tem respaldo bíblico. Se você viu algo ou presenciou algo nestas Igrejas que freqüentou isto não se dá ao movimento pentecostal a quem você ataca ferreamente, a joio no meio do trigo, a igrejas que surgem aos montes, Mas as verdadeiras Igrejas pentecostais ainda existem e se mantém firme anti o mundo de corrupção, é verdade que alguns caem, mas os servos do Deus altíssimo se levantam e estão de Pé e contra Eles as portas do inferno não podem prevalecer, estas igrejas pentecostais tem se mantido vivas e ligadas com a Videira Verdadeira (Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5) e por esse motivo tem dado frutos e prosperado na pregação da palavra, e tem dito ao mundo em alto e bom som que: Cristo Salva, Cristo Cura, Cristo Batiza e Cristo leva para o céu! E tudo isto buscando atender a exigência bíblica: Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. (1 Coríntios 14:40)
    Eu repugno suas palavras a respeito do Movimento Pentecostal, assim reconhecendo que são um ataque a sã doutrina e uma blasfêmia contra o Espírito Santo que é autor desta obra, e para finalizar lhe peço de todo coração que estude a bíblia com mais profundidade, não procurando justificativa para seus pontos de vista, mas reconhecendo que Deus é detentor da sabedoria e discernimento e segundo a sua vontade Ele tem revelado a verdade em sua palavra, deixe suas bases na areia e firme-se na rocha que é Cristo! E para não encerrar em minhas palavras quero lembrá-la de algumas advertências bíblicas:

    Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.(Mateus 12:31)
    Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.
    Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;
    Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; (Judas 1:10,12,17)
    Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
    Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. (Apocalipse 2:4-5)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pentecostalismo não é coerente biblicamente. Quando as mulheres ficarem caladas, falarem dois ou três, na ordem, se houver intérprete, e se você me trouxer alguém que tenha visto Jesus ressuscitado literalmente e que recebeu dele autoridade para conceder o Espírito com a imposição de mãos, perdoar pecados e realizar sinais e revelações novas, aí eu crerei que o movimento Pentecostal é um resgate do Pentecostes. Abraço, meu querido.

      Excluir
  6. nao tenho interece em rebater teus pensamentos acredite no q vc quiser mas vou de forma simples mostrar q vc deixou um ar de racismo ao enfatizar q um negro e nao um homem qualquer começou a ensinar o batismo no Espirito Santo nao se esqueça q nao ser racista nao é dizer negro é igual a branco e sim dizer tanto faz ser negro ou branco q isso importa né senão parece q para um negro ser valorizado é só comparalo a um branco e não é nada disso .

    ResponderExcluir
  7. Texto totalmente fora de contexto,isso é para quem acredita no poder de Deus e nos dons do Espírito Santo,e os dons da igreja de Atos??
    Nada a ver,mas Deus tem guardado a sua igreja,e o que vocês chamam de"pentecostalismo" só cresce!

    ResponderExcluir
  8. Engraçado, as pessoas comentam, porém anonimamente... não conhecem o poder de Deus mesmo! O Evangelho é o poder de Deus: Romanos 1.16 "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;"

    ResponderExcluir
  9. Que o Senhor possa derramar sobre ti o Espírito Santo, para que tua boca confesse ao mundo que só o Senhor é Deus. Adorai ao Senhor.

    ResponderExcluir
  10. Batistas e Presbiterianos tradicionais tem suas bases na maçonaria, só para se ter uma ideia, a posse do pastor da primeira igreja batista do Brasil em Santa Bárbara d'Oeste nos idos de 1871 foi feita dentro de uma loja maçônica, presbiterianos e metodistas também não ficam atrás, são farinhas do mesmo saco. Maçonaria é satanismo. Aliás estas "igrejas " já estão extintas há muito tempo, são meros entulhos na história humana, não crescem nunca e não dão frutos.

    ResponderExcluir
  11. seu blog que é uma heresia.Uma verdadeira porcaria. O pentecoste começou na Vc e tão BURRO que besta falando em malpnaria. Vai se informar.

    ResponderExcluir
  12. PENTECOSTE COMEÇOI NA BIBLIA E NAO EM UMA IGREJA, ISSO E SOMENTE A SUA OPINIÃO. O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO E UMA REALIDADE. CUIDADO COM A BLASFEMUA COTRA ESPIRITO SANTO, NÃO HA PERDAO,

    ResponderExcluir

Postar um comentário