
Por Sandro Sampaio
Muitas pessoas, principalmente no meio neopentecostal se auto-proclamam como sendo “levitas”, só porque cantam ou tocam algum instrumento em suas denominações. Pergunta-se: Existem “levitas” na igreja hoje? A resposta bíblica a esta pergunta é um sonoro NÃO. E os motivos você conhece a seguir:
1) Levita é o membro da tribo de Levi no Antigo Testamento (Nm 1:47), portanto, diz respeito apenas ao natural do povo judeu (Israel) segundo a carne, não sendo, nem de longe, uma função eclesiástica na Igreja de Cristo.
2) O ministério levítico estava inteiramente ligado ao sacrifício de animais do culto do Antigo Testamento (Nm 3:1-39), tanto o sacrifício como o ministério dos levitas foram abolidos com o Novo Testamento (Cl 2:14-17; Hb 8:6-7).
3) A função de um levita não era somente cantar ou tocar música, embora pudesse alguns deles fazer isto também, mas sua principal função era auxiliar o sacerdote na ordem com os utensílios do santuário (Nm 1:50-51).
4) A função de levita não era desempenhada nem mesmo por todos os membros da tribo de Levi, mulheres e idosos não podíam desenvolver esta tarefa (Nm 8:5-26), portanto, quando hoje alguém do sexo feminino ou idoso se auto-proclama levita, não sabe nem do que está falando.
5) No Novo Testamento todos os cristãos são sacerdotes de Deus (1Pe 2:9), mas a ninguém é atribuido o título de “levita” na igreja do Senhor, portanto, considerar ou chamar alguém de levita hoje em dia é uma afronta a Palavra de Deus e um total desconhecimento dela.
Comentários
Postar um comentário