Olha os NICOLAITAS aí gente...!!!

 
..

O livro de Apocalipse traz algumas mensagens de alerta sobre as coisas que hão de acontecer no chamado “fim dos tempos”. Entre essas mensagens, encontra-se uma carta enviada à igreja de Éfeso (Leia Apocalipse 2). Em meio aos elogios e a repreensão dirigidos à igreja , consta uma lembrança feita pelo próprio Jesus de algo que o aborrecia...

“Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.” Apocalipse 2:6

Os Nicolaítas foram conhecidos por um grupo de cristãos que buscavam a acomodação com a vida social e religiosa do império romano para que não corressem o risco de serem excluídos de muitas funções sociais.

A cidade de Éfeso aliás, era um grande centro comercial que atraía todo o tipo de costumes de religiões pagãs e distorções das doutrinas Cristãs. Era lá que situava-se o templo de Artemis/Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo. A exuberância e o esplendor dos rituais e cerimônias pagãs representavam uma tentação para os cristãos que haviam perdido o fervor inicial e deixado o primeiro amor à Cristo de lado. Para o autor de Apocalipse o império era tão desumanizador e mau, que nenhum cristão poderia aceitá-lo.

Segundo Juan Inácio Alfaro em seu livro "Apocalipse – Perguntas e respostas", eram as principais características dos Nicolaítas:

1) Diziam-se apóstolos sem sê-los, eram uma espécie de missionários ambulantes ou apóstolos itinerantes que percorriam diversas regiões pregando o evangelho , se bem que na verdade, buscavam uma vida fácil e cômoda.

2 ) Os Nicolaítas estavam relacionados com Balaão e Jezabel (2.14,20), que no Antigo Testamento se associam com a aceitação da fornicação e do paganismo. O Apóstolo Paulo no Novo Testamento lembra aos cristãos que não devem se deixar enganar a si mesmos a pretexto de liberdade ou de conhecimentos superiores. A única coisa que conta e que deve dirigir a vida do Cristão é o amor.

3) Há quem veja nos Nicolaítas cristãos gnósticos, que abraçavam a cultura e a religião romanas, tinham se liberado ou secularizado de tal modo que não viam conflito entre as práticas pagãs e as exigências do cristianismo.

A primeira impressão que tive ao conhecer os Nicolaítas um pouco melhor, é que estamos cercados deles...

1) “...Diziam-se apóstolos sem sê-los...buscavam uma vida fácil e cômoda...”

Grana, glamour e gospel
Rica e lipoaspirada, a bispa Sonia atrai
fiéis com sermão que mistura Deus,
casamento e cosméticos
Culto da Renascer: versículos e dicas de auto-ajuda ensinam fiéis a ter sucesso no amor e no trabalho
 

Na emergente constelação evangélica do país, ela é um fenômeno. Única mulher de destaque dessas igrejas em expansão, tem um título que ainda soa estranho aos ouvidos da maioria (bispa) e um apelido inevitável (a perua de Deus). Sonia Hernandes, líder da igreja Renascer em Cristo, chama sacristia de camarim, usa roupas de grife e não sai sem maquiagem nem para ir à padaria. Aos 42 anos, conseguiu realizar por linhas tortas a fantasia infantil de ser atriz e usufrui o kit completo de celebridade televisiva: dá autógrafos na rua, tem personal stylist, mora em casa cercada de seguranças e orgulha-se de ter o rosto estampado em revistas de famosos. Com duas plásticas e uma lipoaspiração no currículo, é a cara, bonita e bem-cuidada, da igreja que fundou com o marido, Estevam Hernandes, recentemente promovido de bispo a apóstolo. Fonte: Veja on-line

“O casal Estevam Hernandes Filho e Sônia Haddad Moraes Hernandes, fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, foi preso na manhã de 09/01/2007 no aeroporto de Miami. Eles embarcaram para os Estados Unidos na noite anterior e foram detidos por estarem portando US$ 56 mil dentro de uma pasta, apesar de terem declarado que carregavam apenas US$ 10 mil, valor máximo que a legislação daquele país permite ser transportado por estrangeiros.”


2)“...se associam com a aceitação da fornicação e do paganismo...”
 

Rick Warren, pastor de mega-igreja na Califórnia e autor do livro “Uma Vida Com Propósitos”, pediu perdão a seus amigos homossexuais por fazer comentários em apoio da Proposta 8 da Califórnia. Essa proposta, defendida por evangélicos, católicos e outros religiosos, tinha como objetivo proteger a instituição do casamento contra os ataques legais de ativistas homossexuais. Warren agora afirma que ele “nunca deu nenhum apoio” a essa emenda defendendo o casamento...

...Entretanto, durante sua entrevista à CNN, Warren expressou remorso por apoiar a Proposta 8. “Escrevi a todos os meus amigos gays — os líderes gays que eu conhecia — e realmente lhes pedi perdão”, confessou ele. Além disso, Warren disse que ele não queria comentar ou criticar a decisão da Suprema Corte de Iowa, de legalizar o “casamento” homossexual porque “isso não é sua agenda”.



Jim Garlow, pastor da Igreja Wesleyana Skyline em San Diego, ajudou a liderar a campanha da Proposta 8 na Califórnia. Garlow admite que está confuso e preocupado com a decisão de Warren de pedir perdão por ter apoiado a Proposta 8: “Historicamente, quando instituições e indivíduos recuam de convicções acerca das verdades da Bíblia, só um fator leva a isso: o medo de perder o respeito das outras pessoas. Em outras palavras, preocupar-se mais com o que as outras pessoas vão pensar do que com o que Deus pensa”, concluiu.
Fonte: OneNewsNow/Gospel+; Traduzido por: Julio Severo
(http://noticias.gospelmais.com.br/rick-warren-pede-perdao-a-lideres-homossexuais.html)

Fonte: A Última Notícia

3)...não viam conflito entre as práticas pagãs e as exigências do cristianismo...

Em 1992, já com uma igreja com quase 20 mil pessoas, Hybels resolveu criar a Associação Willow Creek e, em 1995, o Global Leadership Summit, para treinar líderes de várias denominações dos EUA e do mundo que estivessem interessados em seguir seu modelo de crescimento de igrejas. Muitos líderes, principalmente jovens, aderiram à visão denominada “sensíveis aos que buscam”. E Hybels se tornou ainda mais popular quando, ainda nos anos 90, se tornou um dos grandes amigos do então presidente Bill Clinton. Era o pastor dos Estados Unidos mais próximo do presidente.

 

Em síntese, o movimento criado por Bill Hybels: “dos sensíveis aos que buscam”, ensina que se as igrejas quiserem crescer devem se transformar em “igrejas daqueles que procuram”. Ou seja, devem ser igrejas “sensíveis” e “adequadas” ao perfil e aos gostos dos que estão à procura de uma igreja. Segundo pesquisas que promoveram, os líderes de Willow Creek chegaram à seguinte “fórmula mágica” para ser “sensível” a aqueles: as igrejas deveriam substituir definitivamente os corais e hinos tradicionais por grupos de louvor, dança e teatro; não pregar sermões com temas como pecado, santificação, etc, mas, sim, sobre amor e auto-ajuda, com “mensagens aplicadas às necessidades das pessoas”; serem mais “tolerantes” com o comportamento dos seus membros; investir em conforto para atrair as pessoas, e principalmente em instalações de entretenimento sofisticadas. Esse era o modelo e crescimento do Willow Creek, copiado por milhares de igrejas no mundo...

Fonte:http://murall.com.br/maior-guru-de-crescimento-de-igrejas-admite-erros/



Nos tempos dos Nicolaítas, a influência da vinha falsa cresceu rapidamente, como a palha que prospera mais que o trigo, assim, os costumes dos nicolaítas aumentavam rapidamente nas igrejas locais. Isso levou a Jesus Cristo fazer uma severa advertência àquela era da Igreja. Jesus os chama a voltar às primeiras práticas (fé apostolica) e permanecer nessa fé, revelando assim um verdadeiro arrependimento.

Infelizmente vemos em nossos dias a mesma sequencia dos perniciosos ensinamentos dos Nicolaítas. Primeiro um pensamento (espirito), logo chegou a ser uma ação (obras), e por último uma imposição(doutrina).

E vai piorar...

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." (2 Timóteo 4:3-4)


José Junior

Comentários

  1. nossa muito bom este texto parabens, realmente estamos vivendo tempos muitos dificis .pq as pessoas em sua grande maioria querem mesmo este mundo de facilidades.a vontade de deus e o q menos importa

    ResponderExcluir

Postar um comentário