terça-feira, 13 de março de 2012

"VOZ DA VERDADE"? VOZ DA MENTIRA!!!

Grupo Voz da verdade 

INTRODUÇÃO

A Igreja Voz da Verdade é uma igreja unicista.

Esse grupo religioso ficou conhecido no meio evangélico por causa do conjunto de mesmo nome. O Pastor e vocalista Carlos A Moysés costuma distribuir em seus shows, um CD cujo título é O Mistério de Deus – Cristo. Nele o referido pastor faz apologia das doutrinas unicistas, que sustenta haver uma única pessoa que se manifestou ora como Pai, ora como o Filho e como Espírito Santo cujo nome seria Jesus. Prega ainda o batismo somente em nome de Jesus.

I – História da Igreja Voz da Verdade

 

Dados do site oficial diz que esta igreja foi fundada oficialmente em 1978 em Santo André – São Paulo – por Fued Moysés. Ele se converteu no cinema, durante uma sessão do filme Quo Vadis. Fued conta que Jesus lhe tocou a face, saindo da tela de projeção em carne e osso, e, naquele momento, ter-lhe-ia dado a incumbência de pregar o Evangelho, mas infelizmente o pastor de origem árabe, recebeu a influência de missionários unicistas americanos, que fundaram a Igreja Pentecostal Unida no Brasil. Conta o pastor Carlos Moysés, que quando seu pai começou a pregar a doutrina unicista, perdeu metade dos membros da igreja.

Os jovens gostam ou gostavam muito desse conjunto, por causa de seu estilo, que se ajusta ou ajustava bem ao espírito juvenil.
Há três grupos religiosos que com muita facilidade ainda têm acesso a púlpitos de muitas igrejas genuinamente evangélicas e conseguem se camuflar no meio do povo de Deus. Eles não são ortodoxos, ou seja, são contra o Cristianismo histórico, revelado na Bíblia e, por isso, representam uma ameaça à unidade e a doutrina da Igreja. São eles: a Igreja Local de Witness Lee, a Igreja Voz da Verdade e a Igreja Adventista.

1 – onde está o problema?

Antes de tudo é preciso escoimar a acusação por vezes perpetuada de que nós estamos perseguindo o tal conjunto e sua igreja. Longe disso, tão somente queremos alertar aqueles que buscam com sinceridade a verdade do evangelho a discernir melhor entre heresia e ortodoxia. Mas há quem afirme que se trata de uma questão meramente secundária, isso de ambas as partes. Outros entendem que o problema não é grave, dizendo que o Espírito Santo não está preocupado com sistemas teológicos como trinitarismo, nem com o unicismo. Respeitamos tais opiniões, todavia afirmar tal coisa é o mesmo que dizer que o Espírito Santo não está preocupado com a verdade, sendo que ambas as correntes: trinitarismo e unicismo se excluem mutuamente. Por isso, apresentaremos a raiz do problema, para que cada cristão possa discernir e compreender a questão. Antes, porém, convém analisar as raízes históricas da teologia unicista.

II –Antecedentes histórico
1 – Desenvolvimento Histórico da Heresia

No segundo século da era cristã, a Igreja saiu ilesa contra o gnosticismo (doutrina que negava o Jesus homem). Diziam que Ele teve um corpo docético – fantasma – e por isso não sofreu.

Perguntas que surgiram:

Se Jesus é Deus absoluto como fica o monoteísmo judaico—cristão?
Se o Logos é subordinado ao Pai, isso não compromete a divindade de Jesus?
Para tentar responder a estas questões surgiram algumas tendências heréticas, tais como:

Monarquianismo –
expressão derivada da exclamação: “Monarchiam tenemus. “conservamos a monarquia” ( Tertuliano, Adv. Praxeam 3). Apresentava duas correntes: os dinâmicos e os modais.

Dinâmicos – diziam que Deus deu força e poder (dynamis ) a Jesus, adotando-o como Filho. Negando assim a divindade absoluta de Jesus, e também a Trindade – era o prenúncio do arianismo, que negava a eternidade de Jesus.

Modais – ensinavam que as três Pessoas da divindade se manifestavam por vários modos, daí o nome modalista. Desenvolveram a idéia de que o Pai nasceu e o Pai sofreu, sendo eles jocosamente classificados por Cipriano de patripassionistas..
2 – história do unicismo moderno (o retorno da velha heresia sabeliana)
 

Essa doutrina surgiu em uma reunião pentecostal das igrejas Assembléias de Deus realizada em abril de 1913, em Arroyo Seco, nos arredores de Los Angeles, na Califórnia, numa cerimônia de batismo. O preletor, R. E. McAlister, disse que os apóstolos batizavam em nome do Senhor Jesus e não em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e quando as pessoas ouviram isso ficaram atônitas. McAlister foi notificado que seu ensino possuía elementos heréticos. Ele tentou esclarecer sua prédica, mas ela já havia produzido efeito. Um de seus ouvintes era John Sheppe que após aquela mensagem, passou uma noite em oração, refletindo a mensagem de McAlister e concluiu que Deus havia revelado o batismo verdadeiro que seria somente em nome de Jesus. Também Franck J. Ewart, australiano, adotou essa doutrina e em 15 de abril de 1914 levantou uma tenda em Belvedere, ainda nos arredores de Los Angeles, e passou a pregar sobre a fórmula batismal de Atos 2.38. Comparando com Mt 28.19, chegou à conclusão de que o nome de Deus seria então somente o nome Jesus.

É verdade que o batismo somente no nome de Jesus era praticado por pastores pentecostais como Howard Goss e Andrew Urshan, mas foi somente com Franck J. Ewart que o batismo em nome de Jesus desenvolveu teor teológico próprio. Assim, em 15 de abril de 1914, Franck J. Ewart e Glenn Cook se batizaram mutuamente com a nova fórmula. Esse movimento começou então a crescer em cima dessa polêmica e ficou conhecido por vários nomes como: Nova Questão, movimento Somente Jesus, o Nome de Jesus, Apostólico, ou Pentecostalismo Unicista.

A essência da doutrina unicista é a centralização no nome de Jesus. Os teólogos unicistas entendem que a expressão em nome, de Mateus 28.19 referindo ao Pai, Filho e Espírito Santo são apenas nomes singulares de Jesus. Assim, o que parecia ser apenas uma polêmica referente à fórmula batismal resultou na negação da doutrina da Trindade. Os unicistas não aceitam a pluralidade de pessoas na unidade Divina, qualquer referência à idéia de Trindade eles interpretam como sendo várias manifestações de Deus ou de Jesus. Logo não são contra a Trindade pelo fato de não crer que Jesus seja Deus, mas ironicamente pelo fato de crer que Deus é só Jesus.

3 – Principais grupos unicistas modernos

-Igreja Evangélica Voz da Verdade (IEVV);

-Igreja Só Jesus;

-Igreja Local (Witness Lee)

-Adeptos do Nome Yehoshua e Suas Variantes;

-Tabernáculo da Fé.

-A Voz da Pedra Angular (Willian Soto Santiago)

-Ministério Internacional Creciendo en Gracia

-Igreja Cristo Vive (do apostolo Miguel Ângelo)

-Pentecostal Novo Nascimento em Cristo e outras…

16 comentários:

  1. Como você consegue perder o seu tempo publicando essas baboseiras? Muita gente fala, mas o que eu falo eu provo, ao contrário de vocês, eu já fui lá, aposto que vocês nunca foram aí acreditam em tudo o que os outros falam são tudo um bando de piolhos que vão na cabeça dos outros. Eu não acredito em tudo o que falam, pra mim ter que ter provas, e eu mesmo fui na igreja deles, e o culto inteiro o pastor ora em nome de Jesus, e se não acreditamos em uma coisa nem mencionamos ela, e toda hora o pastor falando para nos encher do espírito santo, falar em línguas, vocês não tem o que fazer não? Vagabundos, invejosos, e outra coisa, recebeu eu e minha família muito bem, ao contrário de muitas igrejas que se acham santas e certas por aí. Foi o melhor culto e a melhor igreja que já fui e participei, isso é uma vergonha pro evangelho, vocês deveriam olhar para dentro de vocês em vez de olhar para outros ministérios, só porque eles tem mais de 30 anos de ministério e mais de 60 anos de existência, e não nasceram de separação de igreja, e vários outros ministérios por aí dividem, desvinculam, o Voz da Verdade deveriam processar vocês. Vocês sim são uma voz da mentira... e das boas. Aprenda a cuidar da TUA vida medilcre. E eles colocam muitos artistas gospel em baixo do braço, pois a Lydia cobre 1500 para ir cantar enquanto outros cantoras cobrem 5 mil (MK), 20 mil (Aline Barros). Eles são mais honestos que muitos que se acham por aí, balde de água em muitos. Procure alguma coisa que preste para colocar nessa porcaria de blog. Bando de desocupados, vá procurar algo de bom para fazer, ridículos. Se metam na vida de vocês, vocês não tem nada haver com eles, só porque eles prosperam muito mais que vários outros ministérios. Vocês pagam um papelão, pagam um mico feio que não precisava, ficam aí se passando por idiotas, acham que abalam alguma coisa, aí dá para ver o crente de merda que são, tudo bando de bosta.

    ResponderExcluir
  2. Eliane me poupe desse seu comentario infeliz, onde ja se viu pregar a apalavra e pagar por ela, não me vem com essa de honestos não, isso ai e lavagem cerebral, e vc tem que esta com seus olhos virados e para palavra e não ficar satisfazendo a carne.. haaa vai caçar oq fazer e ler a bíblia ou então fica ai com a tal prosperidade e nao trabalha não pra ver se tu come
    rsrsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. hi vcs esqueceram da igreja pentecostal unida do brasil,que e a igreja que prega o que a biblia ensina,e mais se quizer eles disponibilizam o panfleto que lhe dar 50 razoes porque nao cremos na doutrina da trindade

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, a Biblia é muito clara,vocês ficam debatendo e não procuram ler e entender pq Deus fala que ele é espírito e necessário que o adorem em espirito e em verdade, pq só entendem o ministério UNICISTA aquele que estar em espírito e em verdade vou deixar só alguns versículos para meditarem....

    Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade e enriquecidos da plenitude da Inteligência, para conhecimento do mistério de Deus-Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graça. Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. ( Colossenses 2:2,3,4,6,7,8 e 9).

    E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no Céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra de Jaspe e de Sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono e era semelhante à esmeralda. E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre a cabeça coroas de ouro. E os quatro animais tinham, cada um, respectivamente, seis asas e ao redor e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir. E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graça ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo sempre, os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, adoravam o que vive para todo o sempre e lançavam as suas coroas diante do trono dizendo: Digno és, Senhor de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas, e por sua vontade são e foram criadas. (Apocalipse 4: 2, 3, 4, 8, 9, 10, 11.)

    AGORA PERGUNTO SÉ HÁ SOMENTE UM TRONO LÁ EM CIMA, OU SEJA NO CÉU, AONDE VAI SENTAR O FILHO E ESPÍRITO SANTO?????

    LUIZ CÉSAR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A biblia fala que Cristo esta sentado a destra (Direita) de Deus.(
      Lucas 16;19 Ora, o senhor; depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se a destra de Deus.
      É só ler a bíblia.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  5. Unicismo, Trinicismo... e enquanto isso as almas estão sendo lancadas como cachoeira no inferno, ou estou mentindo?
    Ao ver o comentário do Luiz Cesar, lembrei de uma polêmica que meu pastor contou ter visto: Deus tem joelho? Mas não vem ao caso... Pra não ficar me atendo a isso, afinal temos acesso fácil, fácil a bíblia, graças a Deus por isso (oremos pelos países perseguidos, onde a Palavra é combatida como contrabando), meditemos nos evangelhos, mais especificamente no batismo de Jesus, na sua oração no Getsemani, na sua despedida dos discípulos, prometendo deixar outro consolador, na sua crucificação onde pediu pra seu Pai perdoar quem aflingia, clamou por Deus, no qual obviamente não se referia a ele mesmo, e por fim entrega seu espírito nas mãos de... ah vocês sabem melhor que eu... ainda assim, amo o conjunto que, na minha opinião é o melhor conjunto da música gospel brasileira, e é reconhecido por isso, afinal, Paulo mesmo nos ensina, "examinar TUDO, reter o que é BOM", e desse conjunto graças a Deus, tenho tirado, musicalmente falando, tanta coisa boa... e esse conjunto se mantém de pé, apesar dos fariseus da nossa época, doutores da lei, mas que não são mais que verdadeiros hipócritas, que não regem na sua vida o maior de todos os mandamentos, o AMOR, prova disso é que perdem tempo perseguindo quem há mais de 30 anos tem levado o nome de Jesus Brasil afora, enquanto suas igrejas não saem em buscam quem está sedento de salvação, esperando ouvir um simples "Jesus te ama", muitas vezes passam por um irmão em Cristo e viram a cara, não dão um simples "a paz do Senhor", triste isso...

    ResponderExcluir
  6. Aaaah, gostei da imagem, atribuida a Jesus, não sabia que já tinham descoberto a fisionomia do meu Senhor, parabéns ao blog "A mentira, ops, a "verdade", custe o que custar" por apresentar isso em primeira mão...

    ResponderExcluir
  7. A BIBLIA MANDA QUE A EZAMINE , O QUE É DE DEUS E O QUE NÃO É , QUANDO JESUS , MANDOU ORAREM ,ORE ASSIM PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU SANTIFICADO SEJA O SEU NOME VENHA NÓS O TEU REINO SEJA FEITA A TUA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU , ENTAO O NOME DE DEUS É JESUS E O ESPIRITO SANTO É O ESPIRITO DE DEUS, E AMBOS SAO UM SO DEUS TODO PODEROSO PAI FILHO E ESPIRITO SANTO. COMO ESTA ESCRITO DESDA CRIAÇAO DO MUNDO ,VEJA GÊN.1.VS,26 ENTAO DEUS É UMA DIVINDADE E NAO UMA TRINDADE, RESPEITEM A BIBLIA SAGRADA A PALAVRA DE DEUS , QUEM PODE ENTENDER AS COISAS DE DEUS SÓ QUEM É DELE , O RESTO NÃO VAI ENTENDER NUNCA, O HOMEM CARNAL NAO ENTENDE AS COISAS ESPIRITUAIS.

    ResponderExcluir
  8. SE VCS QUEREM SABER SE DEUS É 1 ,2 OU 3 , PEÇAM PARA O PROPIO DEUS TE REVELAR POIS ESSE TIPO DE ASSUNTO NÃO É DADO POR ESTUDO HUMANO MAS SIM POR REVELAÇÃO

    ResponderExcluir
  9. SOBRE O BATISMO, EU PEÇO A QUALQUER ESTUDIOSO QUE ME APONTE PELO MENOS 1 PESSOA BATIZADO EM NOME DO PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO, JÁ EM NOME DE JESUS VCS JÁ ACHAM DE CARA 3000 BATIZADOS E MUITO MAIS, NÃO TEM COMO NEGAR ISSO.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia, Meu nome é Fabio Pardal, sou do ministério Voz da Verdade em São Matheus!
    Vim de berço evangélico, e aprendi a ser contra a igreja Voz da Verdade, contra pelo fato de ter ensinamentos errados, e por vezes, com fundamentos sem respaldo.

    Bom, vamos defender a Igreja onde me encontro (A IGREJA DE CRISTO), se o Ministério Voz da Verdade prega heresias, por qual razão ainda ela permanece? Se Deus mesmo disse " A minha Glória não divido com ninguém", "... Antes de mim DEUS nenhum se formou, e depois de mim nenhum outro haverá..."... Agora aparece outro dizendo "todo poder o Pai me deu"... ORÁS amado, algo esta errado, e oque falta para a maioria das pessoas é falta de leitura Bíblica... Garanto que pessoas em sua própria denominação são tocadas pelo Espirito Santo quando se entoa canticos do V V... Não sejamos hipócritas, não seja JUIZ de algo que ainda não sabe!!!

    Tive meu casamento destruido, vida espiritual derrubada, finanças destruídas, isso sendo ainda cristão ( não seja hipocrita de dizer que eu não era ainda verdadeiramente convertudo), mas um dia tive o privilégio de conhecer a verdade da Cruz através da Igreja Voz da Verdade; Hoje tenho uma familia abençoada (a mesma) vida restaurda, finanças nas mãos do Senhor... Agora te pergunto: - Se Deus não fosse nesse lugar, estaria minha vida restaurada???

    Pense amados, temos mais coisas a fazer, pessoas a salvar!
    Deixemos de lado essas vãs filosofias e vamos ganhar almas!!!


    PS: Sou formado em teologia pela "Faculdade Teológica Quadrangular"

    Abçs em Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo:

      SIM! Deus deixa a OPERAÇÃO do erro sim!! ELE a envia :

      E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
      Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.
      2 Tessalonicenses 2:11-12
      Jesus mesmo disse em alto e bom som ,penso eu :

      Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
      Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
      Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
      Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
      Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
      Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
      Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus..
      Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
      E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
      Mateus 7:15-23
      Querer refutar um erro com outro erro,pq algo cresce,se expande,tem dinheiro,muitos membros,é de Deus, seu fundamento é Cristo? Assim Satanas age desde o principio, do
      Gen..falsificando,deturpando as escrituras..Para que o homem ponha em duvida aordem de Deus Sua Palavra!

      Eu também fui da Ig Voz da Verdade quando morava em Rio Grande da Serra saia de lá de trem para ir a igreja,com meus 3 filhos pequenos, em St Andre,fui 1 mes e neste 1 mes,cairam todasa s admirações que eu tinha pelo grupo,por constatar as heresias pregadas no pulpito,isso a 20 anos atras mais ou menos.Nem tinha a maturidade nas escrituras que hoje pela graça e misericordia o Senhor me permitiu ter,mas o Senhor é Soberano e leva os seus pelos Seus caminhos e tira-nos do erro..
      Qt a ser "tocado" por musicas deles..olha era muito tocada,chorava..etc(sentimentalismo humano)..E creio que na denominação que HOJE me encontro ,não ouvem não..Pq nossa escola dominical é bibliocentrica e a Igreja em si nos ensinam a ser BEREANOS(Atos 17:11) conferir se 7:11) as coisas são MESMO de Deus..!
      Cristãos verdadeiros sofrem,entristecem , adoecem,passam necessidade,MORREM..Isso não quer dizer que não sejam cristãos!!! A biblia não ensina isso!!!
      E por último respondendo "Se Deus não fosse nesse lugar, estaria minha vida restaurada??? "
      Estaria sim!!! Deus faz nascer seu sol sobre justos e injustos,o trabalhador é digno do seu salario!!! Estou respondendo apenas ,não julgando-lhe ok?
      Enfim ANONIMO, BIBLIA...vamos estudar...!!!E fazer dela nossa regra,norma de vida..EXAMINAR!!
      Faculdade nada quer dizer amado,bom fazer sim,claro..mas..Tanta faculdade teológica ensina coisas erradas,achismo e doutrinas estranhas as escrituras..E outra ..O importante é NASCER de novo e ser habitação de Deus,para que Ele nos leve a TODA verdade das escrituras!!!

      Soli Deo Glória--Somente a Deis Glória
      Sola Scrptura---Somente a Escritura

      Se desejar me adicionar ao facebook.. No blog tem um link..Será bem vindo!!

      Boa tarde..

      Excluir
  11. Vcs tinham que se converter,porque o ministério Voz da Verdade não é uma seita ou heresia,eles são usados por Deus para abençoar e libertar lares e famílias.E se isso tudo o que vcs falam fosse verdade,jamais o Pr Cezino Bernardino,que dirige o maior congresso evangélico do Brasil, em Camboriú-SC,daria espaço para eles em seu púlpito,a não ser que vcs vão dizer que a Igreja Assembléia de Deus tbm é uma mentira.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou unicista e acredito em um só Deus que se manifestou como pai filho e espirito santo, ou seja, eu não adoro três Deuses, mas um só, cujo nome e jesus Cristo. A expressão Deus e um Título, mas o verdadeiro nome de Deus é Jesus, a explicação e simples, eu sou mãe, esposa, e filha, no entanto eu tenho um nome e Maria... Jesus e pai filho e espirito santo, mas seu nome e Jesus. Deus sempre abominou a pratica de adoração a outros Deus, pois ele e único, não admitindo a adoração a outros Deuses mesmos que tivessem sua essência. suponhamos que ao chegar no céu, eu encontre três Deuses com a mesma essência e os três com direito e adoração, irei adorar qual deles primeiro???, sendo que um me criou um me salvou e outro me consolou, complicado não é? eu creio que ao chegarmos lá iremos nos deparar com apenas um Deus, o Deus dos Deus e Senhor dos Senhores. Por isso que o unicismo e correto. Deus fez tudo por nós veio a terra morreu por nós e ate hoje nos consola, podemos sentir sua presença ser buscarmos com fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vcs querem exaltando a voz da verdade...vao exaltar Deus somente ele...e calam a boca

      Excluir
  13. queridos oque fazem pensar essas coisas ?? o voz da verdade é sim abençoado pois exaltam apenas a unico e verdadadeiro Deus, nao percam tempo discutindo e vao ler a biblia que vamos todos ganhar mais ... Outra coisa a salvação é individual !!! cuidem dos proprios corações e vidas do Voz da VDD ele cuida e julga se nao estiverem de acordo com o coração dele !! Oque eu acho dificil ... deus é deus tudo ele sabe !! fiquem com deus e que ele vos abençõe !!

    ResponderExcluir